Tuesday, September 7, 2010

DPRF 2008 - LÍNGUA PORTUGUESA



Questão 1


À medida que se expandia o Império Romano, a
administração adaptava o esquema de construção de estradas nas
novas províncias. No seu apogeu, a rede viária romana principal
atingiu, consideradas as vias secundárias, cerca de 150.000 km. Os
comerciantes romanos perceberam logo o interesse desses eixos
viários. Distintamente de outras civilizações mediterrâneas que
fundaram o seu desenvolvimento comercial quase unicamente a
partir dos seus portos, os romanos utilizaram a sua rede de estradas
em paralelo à sua frota comercial. Essa medida favoreceu os
intercâmbios no interior do continente, provocando uma expansão
mercantil fulgurante. Regiões inteiras especializaram-se e
comerciaram entre si, principalmente vinho, azeite, cereais,
cerâmicas e carnes.
Internet: (com adaptações).


De acordo com o texto acima, verifica-se que


A o apogeu do Império Romano está associado à construção de
estradas, em detrimento do desenvolvimento das vias portuárias.


B as conquistas territoriais do Império Romano foram acompanhadas
de condições favorecedoras de atividades comerciais.


C a conquista política de territórios pelo Império Romano era fruto do
patrocínio dos comerciantes.


D todas as civilizações mediterrâneas, excetuando-se a romana,
privilegiavam o comércio marítimo.


E o principal interesse da administração romana era o comércio no
continente, com regiões cuja produção era especializada.








Questão 2



Considerando que os fragmentos de texto incluídos nas opções
abaixo, na ordem em que são apresentados, são partes sucessivas
de um texto adaptado (Internet: ), assinale
a opção em que foram atendidas as normas da língua padrão escrita.


A À proporção em que o Império Romano conquistou territórios, as
novas províncias seriam contempladas com estradas, as quais
eram construídas com base em esquema já adotado em outras
localidades.


B No auge da dominação dos romanos, na região mediterrânea o
principal complexo viário do Império, media, inclusive com as
estradas marginais, aproximadamente 150.000 quilômetros.


C Os comerciantes romanos vislumbram a vantagem dessa obra para
o desenvolvimento comercial e diferente de outros povos do
Mediterrâneo, utilizaram as estradas para aumentarem o lucro de
sua atividade.


D Esse fato incrementou as transações comerciais no interior
continental, o que acarretou vigorosa expansão mercantil do Império
Romano e comércio especializado em determinados produtos.


E O comércio dos romanos, que, no passado, fora realizado,
unicamente por meio de portos, passaram a dedicar-se
principalmente, a venda de produtos alimentícios, dentre os quais
destacam-se vinho, azeite, cereais, carnes, entre outros.






Questão 3



Assinale a opção em que o trecho apresentado atende plenamente
às normas gramaticais.


A Até 400 a.C., os romanos utilizavam caminhos de terra para
deslocar-se da sua capital as cidades vizinhas. O ataque gaulês de
Breno, em 390 a.C., que se revelou desastroso para os romanos,
mostrou a ineficácia do sistema defensivo de Roma, devido
principalmente a lentidão de movimentação das tropas sobre o que
eram apenas caminhos pouco aptos para eles se moverem.


B A necessidade de melhor defesa, associada à vontade de expansão
e de hegemonia sobre a Itália, levou a República Romana, ainda
frágil e ameaçada, a pôr em questão estruturas escassamente
adaptadas a esses desejos. Eram necessárias rotas sólidas que
permitissem a circulação mais rápida e segura, mas, sobretudo, que
facilitassem a mobilidade das tropas.


C A primeira via em território do Império Romano foi criada em 312
a.C. por Ápio Cláudio Cego, para unir Roma à cidade de Cápua e
fora denominada Via Ápia. Em finais da República, o conjunto do
território da península italiana estava dotada com grandes arterias,
ostentando cada rota o nome do censor que a criara. Essas vias
não estavam pavimentadas, salvo no interior das cidades.


D Os romanos destacaram-se como engenheiros. Suas obras
estenderam-se por todo Império, e grande parte da divulgação se
deveu a extensa rede viária. Apesar de não oferecer o conforto do
asfalto dos dias de hoje, dado que as rochas de basalto não
proporcionam grande continuidade e suavidade ao terreno, a
verdade é que, essas rochas encontram-se 2.000 anos depois,
ainda bem fixadas nos percursos.


E O fato de as rochas das vias romanas estarem fixas até hoje devese,
provavelmente, a técnica de preparação do terreno, no qual
eram colocadas várias camadas de materiais para assegurar a sua
estabilidade e, só no final, era feito, com as rochas, a cobertura.
Essas vias são, atualmente, protegidas como patrimônio mundial.
A grande extensão da cobertura oferecida pelas estradas romanas
deu origem ao ditado popular “todos os caminhos levam à Roma”.





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