Monday, February 8, 2010

Pronome - Parte 1


Pronome – Palavra que acompanha ou substitui um substantivo.

ex: O carro quebrou

Ele quebrou (Ele - substitui o carro)

Seu carro quebrou (Seu carro – acompanhou o carro)


Pronomes retos – Têm a função de sujeito
Ex: Eu, tu, ele, nos, vós, eles.

Pronomes oblíquos – Tem a função de objeto
Ex:

Retos
Oblíquos
Eu
Me, mim, comigo*
Tu
Te, ti, contigo
Ele
O, a, lhe, se, si, consigo*
Nós
Conosco*, nos
Vós
Vos, convosco*
Eles
Os, as, lhes, se, si, consigo


Não faça nada sem mim - certo

Eu marquei esta página para mim digitar – Errado (Eu --- Sujeito + Verbo)

Isto é entre você e eu – Errado (Mim --- sujeito)

Traga todos os livros pra eu ler - Certo (Sujeito + Verbo)


Outros exemplos:

Beija eu - Errado (O pronome reto serve de sujeito, porém nesta frase não esta fazendo esse papel.

Me beija - Errado (Pronome obliquo nunca começa frase)

-----------------

Chamaram ele - Errado 

Chamaram-no - Certo (n + o. Adiciona o "n" para melhorar a sonoridade) 
 Ele (reto) = o (obliquo)

-----------------

Foi ver ela - Errado

Foi vê-la - Certo

-----------------

Pagou a carne  ao açogueiro. - Certo

Pagou-a ao açogueiro - Certo (substitui a carne)

Pagou-lhe a carne - Certo (lhe substitui o açogueiro)

Agora para substituir o açogueiro e a carne

Pagou-lhe-a Errado

Pagou-lha - Certo ( lhe + a = lha)

-------------------

Próclise - Pronome antes do verbo
Mesóclise - Pronome no meio do verbo
Ênclise - pronome após o verbo

Pronomes Possessivos

Pronome RetoPronome Pssessivo
EuMeu, minha, meus, minhas
TuTeu, tua, teus, tuas, 
EleSeu, sua, seus, suas
NósNosso(s), Nossa(s)
VósVosso(s), Vossa(s)
ElesSeus, Suas


Analisando a oração abaixo:

O carro dele quebrou

dele = de + ele 

de = preposição
ele = Pronome obliquo (Pronome obliquo porque "ele" não é o sujeito da oração)

No comments:

Post a Comment