Thursday, November 26, 2009

Auditoria - Windows - questão 116

Auditoria - Windows
 Os tipos mais comuns de eventos a serem submetidos à auditoria ocorrem quando:
·         Objetos, como arquivos e pastas, são acessados.
·         Contas de usuário e contas de grupos são gerenciadas.
·         Usuários fazem logon e logoff do sistema.

Uma Diretiva de auditoria define os tipos de eventos de segurança que o Windows Server 2003 grava no log de segurança em cada computador. O Windows Server 2003 grava eventos no log de segurança do computador específico onde ocorreu o evento.
Configure a diretiva de auditora em um computador para:
·         Rastrear os eventos de êxito ou de falha, como tentativas de fazer logon, tentativas de um usuário em particular de ler um arquivos específico, alterações em uma conta de usuário ou membro de grupo, e alterações das configurações de segurança.
·         Minimizar o risco de uso não autorizado de recursos.
·         Manter um registro de atividades do usuário e do administrador.
O primeiro passo para a implementação de uma diretiva de auditoria é a seleção dos tipos de eventos dos quais você deseja que o Windows Server 2003 faça a auditoria. Abaixo descreve esses eventos.
·         Logon de conta 
Uma conta é autenticada por um banco de dados de segurança. Quando um usuário faz logon no computador local, o computador registra o evento LogonDeConta. Quando um usuário faz logon no domínio, o controlador de domínio de autenticação registra o evento Logon de conta.

·         Gerenciamento de Conta
Um administrador cria, altera ou exclui uma conta de usuário ou grupo; uma conta de usuário é renomeada, desativada ou reativada; ou uma senha é definida ou alterada.

·         Acesso ao serviço de diretório
Um usuário acessa um objeto do Active Directory. Para fazer o log desse tipo de acesso, você deve configurar objetos para auditoria específicos do Active Directory.

·         Logon
Um usuário faz logon ou logoff de um computador local, ou efetua ou cancela uma conexão de rede ao computador. O evento é registrado no computador que o usuário acessa, independente de uma conta local ou de uma conta de domínio se usada.

·         Acesso ao objeto
Um usuário acessa um arquivo, pasta ou impressora. O administrador deve configurar arquivos, pastas ou impressoras específicos para auditoria.

·         Alteração de diretiva 
Um alteração é feita nas opções de segurança do usuário ( por exemplo, opções de senha ou configurações de logon de conta), direitos de usuários ou diretivas de auditoria.

·         Uso de privilégios
Um usuário exercita o seu direito, como quando altera a hora do sistema (que não inclui direitos relacionados ao logon de conta), direitos de usuário ou diretivas de auditoria.

·         Rastreamento do processo
Um aplicativo executa uma ação. Em geral esta informação é útil somente para programadores que desejam controlar os detalhes sobre aplicativos em execução.

·         Sistema
Um usuário reinicia ou desliga o computador, ou ocorre um evento que afeta a segurança ou log de segurança do Windows Server 2003.



No comments:

Post a Comment