Monday, January 17, 2011

PDCA

Ciclo PDCA
 É um ciclo de análise e melhoria, criado por Walter Shewhart, em meados da década de 20 e disseminado para o mundo por Deming. 
Esta ferramenta é de fundamental importância para a análise e melhoria dos processos organizacionais e para a eficácia do trabalho em equipe.
O Ciclo PDCA (em inglês Plan, Do, Check e Action) é uma ferramenta gerencial de tomada de decisões para garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização, sendo composto das seguintes etapas:




Planejar (PLAN)
     Definir as metas a serem alcançadas;
     Definir o método para alcançar as metas propostas.


Executar (DO)
     Executar as tarefas exatamente como foi previsto na etapa de planejamento;
     Coletar dados que serão utilizados na próxima etapa de verificação do processo;
     Nesta etapa são essenciais a educação e o treinamento no trabalho.


Verificar, checar (CHECK)
     Verificar se o executado está conforme o planejado, ou seja, se a meta foi alcançada, dentro do método definido;
     Identificar os desvios na meta ou no método.


Agir corretivamente (ACTION)
     Caso sejam identificados desvios, é necessário definir e implementar soluções que eliminem as suas causas;
     Caso não sejam identificados desvios, é possível realizar um trabalho preventivo, identificando quais os desvios são passíveis de ocorrer no futuro, suas causas, soluções etc.


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