Tuesday, December 1, 2009

FSB

FSB

O Front Side Bus, de certa forma, é um caminho que liga o processador a ponte norte (North Bridge) do chipset da placa-mãe (mainboard).




O grande problema que ocorreu com o chipset foi que com o passar do tempo, ele ficou bem distante do processador, dificultando a comunicação. Analisando isso, as empresas que fabricam placas-mãe separaram o chipset em duas partes: Norte e Sul. A parte Norte fica perto do processador e tem como nome “North Bridge” (Ponte Norte). A North Bridge é responsável por controlar a memória RAM do computador e manter comunicação constante e veloz com o processador.


O FSB é controlado pela placa-mãe, sendo que a velocidade dele é aplicada no processador e até na memória RAM. Por exemplo: se o seu processador funciona na frequência de 3000 MHz, ele terá de operar sobre um FSB de 200 MHz com um multiplicador de 15 vezes.

Que diferença faz o FSB operando em uma frequência elevada?
Veja que o Front Side Bus está totalmente relacionado com o processador e a memória RAM. Considerando isso, fica meio óbvio que qualquer 1 MegaHertz acrescentado no FSB, pode ser um valor muito alto para o processador e a memória RAM. Se o Front Side Bus opera a 200 MHz, por exemplo, ele será capaz de rodar um jogo com uma quantidade de quadros por segundo bem maior do que o FSB configurado para operar em 190 MHz.

No comments:

Post a Comment